quarta-feira, 28 de março de 2012

Protesto na ERS 734



 Moradores do Bairro Bolaxa, hoje (28/03) protestaram por uma ciclovia na ERS 734, para ligação entre o próprio bairro Bolaxa e o Cassino. A paralização da estrada começou por volta das 17hs e se estendeu até umas 18hs interrompendo o trânsito no sentido Centro - Cassino, criando um engarrafamento de 5km. Várias pessoas apoiaram a iniciativa, outras além de não apoiarem, cometeram infrações de trânsito, como andar encima da calçada, contramão, retorno em lugar indevido.....
Andando por cima da calçada
Advertido pelo policial
Além de reinvidicarem por uma ciclovia, os moradores do bairro Bolaxa também pedem por uma rótula de acesso ao bairro, já que com a duplicação, é necessário andar em torno de 1km até a próxima rótula, que, segundo comerciantes, acabou prejudicando o comércio local. Outro grande problema no local é a faixa de segurança usada por alunos da Escola Ana Nery, simplesmente os carros não respeitam, mesmo se tratando de crianças, passam em alta velocidade, fato este, presenciado por mim que trabalho próximo ao local.
Bem, a ausência ou condições de ciclovias e ciclofaixas é um grande problema em todo país, e cada dias mais reivindicada a construção pela sua necessidade. Considerando o investimento necessário e manutenção quase inexistente (isso no Brasil, que utiliza asfalto vagabundo, para sempre ter uma obra para desviar alguns trocados). Então por que é tão difícil o governo ter a iniciativa de implantar as ciclovias? Um dos motivos já citei, ciclovia não tem manutenção, afinal bicicleta é infinitamente mais leve que veículos automotores, e mesmo nas estradas feitas aqui, uma ciclovia nunca teria um buraco, por exemplo.

Outro motivo, transporte público é algo que dá dinheiro, e muito, uma cidade com uma boa infraestrutura para os ciclistas, acabaria trocando o vergonhoso ônibus atrasado e lotado, motoristas irresponsáveis e cobradores mal humorados, pela prática saudável e econômica das pedaladas. Mais outro motivo é o Sr. Imposto, uma boa fonte de renda para políticos, uma bicicleta não gasta combustível e não paga IPVA, porém quem compete como eu, paga taxas altíssimas em produtos importados, este é outro problema. Mas para deslocamente urbano uma bicicleta simples e nacional, dá conta tranquilamente, além de ser uma opção ecologicamente correta, que contribui para o meio ambiente, é uma boa forma de economia que também contribui para uma vida saudável.
Veículo que mesmo sob ordem do policial não diminuiu a velocidade, parando quase encima da faixa de segurança. Motivo: Falando no celular, sem cinto de segurança...
Eu e mais um bom número de ciclistas usamos o trecho entre Cassino e Bolaxa para treinar, considerando as vias duplicadas e triplicadas é um bom local, mas mesmo em horário de pouco trânsito, sofremos muito com a falta de respeito de carros, ônibus e caminhões. Uma ciclovia ou ciclofaixa no local, dificilmente seria usada por nós, que pedalamos numa média de 30, 40km/h chegando até a velocidades superiores, o que colocaria em risco os demais ciclistas, e pedestres que com certeza usarão esta via.
Rio Grande tem um grande potencial para ter ciclovias ou ciclofaixas ÚTEIS, não uma ciclovia compartilhada que vai do início da Av. Atlântica ao final da mesma, falo em ciclovias que liguem um bairro ao outro. Para quem não esta acostumado a distância pode assustar, mas acreditem, pode ser mais rápido, saudável e confortável do que esperar numa parada com riscos de assaltos, lidar com os atrasos e superlotações, e a demora no deslocamento de ônibus.
Andando na contramão

Também pela contramão
E quem já passou por São Paulo, aquele trânsito caótico que segundo especialistas não tem conserto, imaginem se os deslocamentos fossem feitos de bicicleta? Alguns irão citar até com razão, falta de segurança e infraestrutura, mas levanto outra questão, ostentação, cada um gasta no que lhe for conveniente segundo suas prioridades, para alguns andar numa bicicleta de 5 mil reais é um absurdo, para outros, andar num importado que alcança quase 300km/h, para se "deslocar" num engarrafamento é loucura. Mas o que chama mais a atenção, o carrão ou a bike?


Como referência temos a Bélgica, que simplesmente tem ciclovia em praticamente todos lugares, lá também se pode alugar bicicletas para ir de um ponto a outro. E algumas empresas pagam a seus funcionários por cada quilômetro de deslocamento para ir ao trabalho de bicicleta, com isenções do Estado.
Sistema de eletrônico de aluguel em Barcelona

Barcelona

Florença
Subúrbio de Paris

Bélgica
Não, não é no Brasil
Então, ciclovias, ciclofaixas, aluguéis de bicicletas, segurança e toda infraestrutura para ciclistas são somente consequência de uma cultura que preserva o meio ambiente, não gasta dinheiro a toa, preocupa-se com a saúde e preza pelo bem estar dos usuários.

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