quarta-feira, 4 de julho de 2012

3ª Etapa Zona Sul Speed - Piratini

Final de semana perfeito, jantar e companhia especiais, com direito até a massagem relaxante nas costas para aliviar a tensão pré-prova. Esta que seria domingo, dia 1º/07, na cidade de Piratini, e fui bem avisado "lá vai ter subida, muita subida". Mas meu único medo estava em torno da bike, minha caixa de direção apresentou folga, foi para revisão e continuou estalando e gingando cada vez que eu pedalava em pé ou freava, e isso me dava muita insegurança. Bem, acordei cedinho, cafézão reforçadíssimo antes de cair na estrada, e nos fomos para Piratini, eu, Mário Menger e Diego Dias. Chegando lá, correria para colocar a roupa, dar uma última regulada na bike e aquecer, ou tentar aquecer, mas não tinha muito tempo e ultimamente tenho dado muita atenção para a parte de aquecimento, no início tinha muito medo de acabar cansando demais e ir mal na prova, hoje não, e graças as dicas do Professor Taimar Marinho tenho ido bem graças a preparação minutos antes da prova. Mas desta vez, aqueci por uns 10min (muito pouco tempo) subindo e descendo aquela ladeira inicial que para mim já estava de bom tamanho... Dada a largada, botei para girar, se alguém tentasse atacar no início eu iria atrás, e aí começaram elas, as descidas, fui acompanhando no ciclocomputador a velocidade 60, 65, 70, 72, 25.... ops, que que houve?? Não posicionei o imã corretamente que no transporte acabou ficando longe do sensor, então não teria nem um controle fiel da velocidade, nem controle da distância. E como eu queria saber a velocidade que eu estava naquelas descidas alucinantes. Estava encolhido atrás do guidão literalmente, aproveitando meu físico aerodinâmico hehe.
Quando avistava alguma subidinha curta, pedalava forte na descida para embalar e passar sem perceber, e o pelotão vinha junto. E assim nos fomos até o retorno, sim, agora teria que voltar tudo de novo, a prova era em circuito, 3 voltas de 18km, ou seja 9km curtindo a velocidade nas descidas e 9km sofrendo e muito para subir tudo de novo... Tinha a meu favor minha leveza, são apenas 70kg, dos quais 5% são gordura. Nas descidas alguns já tinham ficado para trás, começaram as subidas e o pelotão ía diminuindo mais ainda.

Quando terminamos os 9km de subidas, e começamos as descidas novamente, estávamos entre 4, uma bike estourou o pneu, sorte que não deu acidente. Agora eu e mais dois atletas, um da ULC de São Lourenço, e outro da RAO de Rio Grande, dois grandes atletas que não consegui acompanhar por muito tempo e acabei ficando para trás e sozinho, perseguido de longe por um atleta de Bagé. Aí começa a briga do bem e do mau na cabeça. A voz dizendo "vai que tu consegue" e a outra dizendo "larga essa bicicleta e pega carona com o carro de apoio, é muita subida, não vale a pena". E a distância entre os dois atletas e eu, só aumentava, e cada vez que eu passava pelo retorno conseguia avistar quem vinha atrás de mim, e o atleta de Bagé estava bem motivado a me caçar. Bem, cabia a mim decidir, ou mantinha a posição 3º lugar, ou tentava quem sabe alcançar ou pelo menos diminuir a distância do 1º e do 2º colocados. Comecei a lembrar, o atleta da ULC tinha chegado em 1º lugar nas outras etapas, o atleta Leandro Meireles da RAO tirou 3º lugar na última etapa e pedalou forte e sozinho contra o vento, e lá em Bagé foi ele que deu o ataque na subida que eu fiquei para trás, ou seja, era difícil.... Além do mais, o vento estava contra na subida, dando vantagem a quem pudesse revezar a ponta. Eu sozinho, me ralei.
Não queria terminar essa prova inteirinho, sem essa de não dar o melhor e competir de forma tranquila. Aumentei o ritmo, comecei a passar por retardatários de outras categorias, e isso ia me motivando. Aproveitei e calculei meu ciclo de cabeça, estava marcando 15km por volta e não os 18km. Numa descida encostei num ciclista e perguntei a velocidade que estávamos, ele gritou "passando de 80.." E aquela não foi a que eu fiz mais forte... segui puxando, não deixava a bike descer sozinha, pedalava pra manter o ritmo.
No retorno da última volta, subi forte, pedalava em pé, sentia a perna arder, meus braços estavam bem cansados pela posição nas descidas, e agora eu tinha que puxar a bike contra as pernas, usava o peso do corpo, chutava com toda força os clips. E eu sentia que estava indo rápido, estava passando por vários outros atletas de outras categorias, e quando olho à frente, na subida mais longa, o atleta da RAO, aumentei mais o ritmo e via nossa distância ir encurtando, logo encostei e descansei um pouco daquela pauleira. Então, ele me viu e fez sinal para eu passar, fui e ele veio na roda, pegando vácuo, comecei a fazer os zigue zagues, de um canto a outro da estrada para não protegê-lo do vento. Em seguida avisto uma outra subida curta mas bem inclinada, iria forçar, se ele estivesse cansado não aguentaria, e aguentou, um atleta fortíssimo, então a chegada seria no sprint.
Diminuí bem o ritmo, estava cansado e a perna doía, fiquei um pouco para trás, mas também não queria dar chances ao ciclista de Bagé. Ficamos lado a lado, roda com roda. E logo avistamos a chegada, com uma subida longa, mas nem tão inclinada, na base dela subi marcha, coroão (53 dentes), Leandro fez o mesmo, a chegada seria emocionante, já não importava a colocação, até ali já éramos campeões, mas sempre se dá o nosso melhor, calculei o momento certo para sprintar, e treino para isso, porém do meu lado estava um baita atleta, muito forte, precisava me superar. Subi na bike e dei tudo de mim, escutei a torcida da equipe do Leandro e vibrei, a perna queimava mas ainda trabalhava, não o vi do lado, olhei para trás e o avistei, já um pouco distante.  Ufaaaaa, que alívio, linha de chegada, e que chegada....
Pódium de campeões!
Parabéns a todos atletas que participaram dessa prova duríssima, principalmente os atletas de Rio Grande, que precisam andar alguns km até uma estrada que não seja plana como as nossas para treinar...
Atletas de Rio Grande

 Esse vai especialmente para ti Fabiane, apoio, motivação, carinho e dedicação:

Um comentário:

  1. Querido demais! Amei meu troféu e me acho merecedora dele mesmo, pela minha participação nos bastidores dessa conquista. Sempre na tua torcida

    ResponderExcluir