segunda-feira, 12 de março de 2012

3ª Etapa do Citadino de MTB

Boa tarde pessoal, cada prova de ciclismo que nós temos, é uma novidade, por mais que o percurso seja conhecido. E sempre a prova parece mais difícil do que as anteriores principalmente pra mim que comecei a pouco. Não dá pra dizer que treinei no percurso porque quando fomos no local, não sabíamos exatamente por onde passaríamos, mas deu pra ver que a grande dificuldade seria além do calor infernal, as famosas "costeletas" e a areia solta (muito solta). Pois bem, acordei ontem bem cedo, pra tomar aquele café reforçado como de costume, peguei a mochila com todos equipamentos e a bike e fui até o Mário, que levaria nossas bikes e nós para a Vila da Quinta, local da prova. Clima descontraído, bikes arrumadas, nos fomos.

Estava muito, mas muito quente, no aquecimento já fiquei encharcado de suor. Alinhamos para a largada e fomos informados do percurso, largada controlada como de costume, e a areia estava mais solta do que de costume.

Liberada a controlada, já arranquei na frente, foi fácil manter o ritmo até o Jonathan Barbieri dar o primeiro ataque, fiquei no pelotão, até este ir se desintegrando aos poucos e eu dar uma segurada, afinal 3 categorias dentre elas a minha (Sub 30) fazem uma quilometragem maior. Fomos indo por um caminho que eu até então conhecia, até entramos numa trilha, e a areia estava mais solta do que de costume, até o ponto de eu pedalar e não sair do lugar, meus pneus tem um desempenho ridículo na areia, se é que poderia ter algum desempenho naquela areia, resultado, caí clipado.... Levantei rápido, e voltei ao spinning, sim, porque pedalava, pedalava e não saía do lugar.

Calor e trecho horrível, o pelotão começa a pingar
Emerson Domingos 1º na Sub 30 e 1º lugar geral, destaque!
Eu e o Ricardo Costa estávamos juntos, e é muito bom pedalar com alguém, motiva a manter um ritmo mais forte, e esse cara é motivado pra caramba, mativemos um passo bom, porém com uns 33km não consegui mais manter, e isso irrita muito. A justificativa é a falta de lastro, comecei no ciclismo no final do ano passado, antes disso eu era sedentário, apesar do meu biotipo ajudar muito, tenho muito mais ainda pra evoluir, e isso vem com tempo.
Passei pela linha de chegada (38 km), mas ainda não tinha terminado, como se não bastasse agora começava o sofrimento, a maioria terminava alí, minha categoria seguia. O pessoal aplaudiu, mais uma água gelada, e eu lembrando das aulas de fisiologia, "reposição de hidroeletrolítico", mas com todo aquele sol, e a temperatura infernal, o Gatorade tava quente, horrível, mas tinha que tomar. Neste trecho pegávamos asfalto e vento, mais vento ainda, íamos até quase aquela obra de duplicação sobre os trilhos a caminho de Rio Grande e atravessámos os trilhos e voltávos, por um caminho de pedra e areia solta, bem, errei o caminho, dobrei antes de atravessar os trilhos, não tinha caminho nenhum e me arrependi de deixar os pedais de clip tão apertados, caí de novo e fiquei. Não consegui levantar pela forma que fiquei nos trilhos, e com os pés presos ainda por cima, quando pensei em soltar os pés das sapatilhas, um fiscal veio correndo me ajudar, desclipou meus dois pés e consegui levantar, agradeci e segui caminho, em seguida passou um trem por mim, e pensei se eu tivesse ficado preso, não tivesse fiscal, e eu tivesse batido a cabeça, já era... Entrando novamente na Quinta, mais areião, mais spinning pedalando sem sair do lugar. Num trecho desclipei e fui caminhando, e fui observando a roda dianteira, incrível enterrava até o aro. Passei por um pessoal que estava assistindo e um rapaz gritou "não desiste", imaginei que aspecto de quebrado eu tinha, azar. Até tinha pensado em desistir, mas eu terminaria nem que tivesse que caminhar o resto da prova.

Pórtico de chegada, faltava só mais uma volta daquelas, mais um copinho de água gelada, e foi rapidinho num gole e esvaziei o pouquinho que tinha ainda na caramanhola com água quente no corpo.... Quando passei por um fiscal, joguei minha caramanhola, pra pegar ela de volta com água fresca, fiz a volta nos trilhos de novo, segui pela trilha até o fiscal novamente, e vi outro competidor da minha categoria vindo, até ele fazer a volta, calculei 1km, tinha que aumentar o ritmo porque se desse algum problema, tipo um pneu furado, faltando pouco terminaria correndo empurrando a bike. Quando cheguei na Quinta, desclipei no areião, olhei pra trás e nem sinal, respirei fundo, subi na bike. Quando vi o pórtico de chegada, que alívio, quase 60km concluídos... 3º lugar!!!! Agora 2º lugar no ranking geral do Citadino, categoria Sub 30. Fiquei mais feliz ainda, pela colocação dos amigos que foram bem também! Até a próxima etapa!!!

E o belo troféu

Nenhum comentário:

Postar um comentário