quarta-feira, 21 de março de 2012

2ª Etapa Zona Sul MTB Maratona -18/03

Pelotão de frente
Ainda não competi todo o campeonato Zona Sul, mas até então um dos meus percursos favoritos é o Boqueirão. Um lugar bonito, variado, tem um bom nível técnico e é onde mais gostei do meu desempenho, mesmo que os 57km encarando subidas, algo que não temos aqui em Rio Grande, seja considerado bem desgastante entre os ciclistas da região. Tirei 6º lugar, realmente tem bastante gente melhor que eu, mas cada dia que passa sinto que estou melhorando e no tempo certo, e nesta corrida pude por em prática os treinos que vinha fazendo, e prefiro mil vezes fazer força pra escalar do que ir contra o vento.
Bikes bem transportadas, graças ao Mário Menger - Infoplanet Cassino

Bem, vamos aos detalhes, consegui aquecer bem, e entrei um pouco atrasado na largada, atrasado porque eles separam os pelotões e eu teria que ir no pelotão de frente, uma briga me enfiar com a bike no aperto, e quando achei um espacinho, olhei na volta, minha Specialized parecia uma barra forte no meio de todas aquelas bikes tops, até tinha umas simplesinhas mas não era muito fácil de achar. Além do nível dos atletas, percebia-se que a corrida seria boa. Dada a largada controlada, não me afobei, até tentei ficar atrás do Derlain Lemos, meu amigão, experiente não iria se matar no início como eu já fiz algumas vezes. Mas nem consegui, tinham muitos ciclistas e a descida inicial no asfalto, mesmo controlada é forte e tem que estar toda hora beliscando os freios. A controlada terminou após passarmos por uma ponte estreita e entrarmos numa subida longa, aí foi lindo de ver os caras de ponta escalando forte, escapando do resto pelotão. Então ficamos, eu, Derlain, Breno e Pablo, todos da Nobre, trabalhando juntos. Eu e o Breno começamos a andar com facilidade nas subidas e escapamos, nos juntando a outros dois ciclistas de equipes diferentes, um categoria Elite e outro da nossa, Junior.

Largada controlada
Quando se está clipado no mountain bike, ou seja, com a sapatilha presa ao pedal, é fundamental estar atento, principalmente nas subidas de terreno solto, se a bike derrapa muito, vem o desequilíbrio, se não desclipa rápido, cai. Atento a isso, eu que gosto de usar os clips bem apertados, afrouxei para esta prova. Pois bem, um ciclista bobeou, derrapou, não conseguiu desclipar e caiu encima de outro que também estava na nossa frente. Eu e Breno desclipamos rápido e tivemos de escalar a pé, por isso as sapatilhas de mountain bike tem travas bem grandes.

Me sentia muito bem nas subidas, era difícil, mas os treinos de força na musculação e os treinos aeróbicos láticos faziam diferença, tanto na escalada, quando na recuperação, e pra descer todo santo ajuda, e aí entrou a bike. Pedalo numa bike "29er", rodas de 29 polegadas, embalam muito bem e engolem os buracos, mesmo assim pra poupar, eu saltava alguns. Como da primeira vez que eu corri, tomei uma queda, fui bem cuidadoso, ainda mais que a bike pegava velocidade muito fácil, passava os 60km/h em terreno acidentado, e finalmente meus pneus Specialized Fast Trak 2.0 mostraram seu valor, mantinham a bike agarrada e segura. Uma coisa que me dava medo era o número de ciclistas sentados na beira do caminho trocando pneu, se o meu furasse eu levaria um século para trocar. Mas nada foi pior do que numa das descidas, eu e outro ciclista que vinha comigo avistarmos alguns ciclistas sinalizando no meio do caminho, seguramos forte numa descida que vinha de uma série de outras descidas com curvas e pedras, quando passamos por eles, ouvimos gritos de dor, um ciclista se perdeu na curva e caiu ladeira abaixo no mato, fraturou o punho. Infelizmente acidentes no ciclismo são comuns e mesmo que não seja um conhecido, é horrível ver um companheiro do pedal se acidentar. Como este já estava sendo atendido, seguimos caminho, logo adiante encontramos um fiscal de moto e o avisamos do ocorrido.

A modalidade da prova era MTB Maratona, porém tinha uma trilha estilo Cross Country, que entrei todo desconfiado, pois era bem escondida e fechada num túnel de árvores, no meio do mato. Nunca tinha encarado este tipo de terreno, e não fazia a menor idéia de como a bike se sairía, e aí veio a surpresa, subida íngreme com pedras e galhos e bem acidentada, onde mal cabía a bike, não havia margem para erros pois se eu caísse desceria rolando no mato, se eu desclipasse sofreria muito para subir a pé, isso se conseguisse, nesta dúvida, aparece um mini barranco bem no meio e logo em seguida uma pedra enorme enterrada, mordi o beiço atravessei pelo barranco que fazia com que o pneu tivesse contato somente lateral e passei por cima da pedra, que maravilha, a geometria da bike foi feita para isso e as rodas 29 mais uma vez me deram tranquilidade, e eu me saí bem.
Por volta dos 30km, meu ritmo sempre caí, dessa vez não, estava bem confortável na prova, como eu já disse o local é bem bonito, subidas não me incomodam tanto e é tão bom provar da adrenalina que as descidas kamikazes dão.

A paisagem era sensacional em todos os pontos
Estava ansioso pela hidratação, minha água mesmo numa caramanhola térmica e o repositor hidroeletrolítico estavam quentes, e logo em seguida avistei o ponto de hidratação, geralmente eu passo sem baixar o ritmo, pego um copinho e me viro com ele, mas vi que alguns ciclistas tinham parado, e não eram da minha categoria, quando a moça me estendeu a água, desclipei, peguei o copo coloquei no bolso da camisa, ela me ofereceu mais um, pra camisa de novo e pedi outro, agradeci e me fui. Não estava gelada, mas bem melhor que a minha, mordi, tomei e joguei no corpo. Que sensação, parece um dopping, e da-lhe pedal.
Muita poeira

Faltando em torno de uns 5km para o término da prova, avistei 3 ciclistas da mesma equipe uns 300 metros a frente, quando me viram, não aumentaram o ritmo, portanto entendi que não eram da minha categoria, mas não tinha como ter certeza porque a placa da numeração que leva a cor da categoria fica na frente da bike. Estava num ritmo forte e rapidinho cheguei até eles, ultrapassei conferindo, dois deles eram sub 30, e o outro, Junior. Aumentei mais o ritmo, e aproveitei uma descida longa pra escapar forte, na reta final da chegada ainda dei uma olhada, nem sinal deles, beleza!!!
Disputa acirrada na minha categoria

Tirei 6º lugar, apesar de ter ido muito bem avaliando e comparando comigo mesmo, me surpreendi. Infelizmente nao consegui uma colocação melhor, até porque meu desempenho é independente dos demais, e estes são fortes mesmo. Mas fiquei feliz, terminei bem, sem muitas dores, sem muita ofegância, e o mais importante, percebi uma melhora no meu desempenho com os novos treinos, conversando tanto com meu preparador quanto ciclistas de ponta, até um ano o foco principal é a melhora no desempenho e a atenção na formação de um bom lastro, não em colocações, o melhor está por vir, hehehehe. Além disso, tudo é muito relativo, por exemplo, se eu estivesse na Sub 30, categoria que eu disputo no Campeonato Citadino e que no Zona Sul não tenho a idade mínima para ela, em vista dos competidores que cheguei na frente, teria concluído numa colocação melhor do que na Junior (nesta prova).
Isso aí sim é fora de série

O bacana destas provas é o sentimento de superação e companheirismo entre os atletas e tudo isso em meio a todo aquele ambiente de competição. Nas ultrapassagens há sempre o cumprimento e as palavras de motivação, isto é sensacional, mas é para poucos. Muita gente de fora critica o esporte de alto rendimento encarado de forma competitiva, mas destes, ninguém se presta a treinar forte, abrir mão de muita coisa, mudar o estilo de vida para conseguir estar alí, no meio da poeira, sol forte, sentindo dores pelo corpo, e mesmo assim conseguir sorrir, cumprimentar teu adversário e morder o beiço para superar seus próprios limites.

Gurizada forte

Maiores informações e mais fotos: http://www.ulcmtb.com.br

4 comentários:

  1. Rhudi, foi uma delícia ler o teu relato da prova. É isso mesmo! Parecia estar passando pelos locais e vivenciando, a medida que tu ias contando. Show de bola! Epa, Show de Pedal!!! Que venham os próximos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado de coração Adienez! Vou seguir relatando todas as provas, treinos e tudo voltado ao esporte em prol de nós atletas. Obrigado mais uma vez campeã!

      Excluir
  2. Cumprimentos ao nobre atleta. Ler teu relato me deixou muito honrado pelo trabalho que estamos desenvolventdo na região. A UNIÃO LOURENCIANA DE CICLISTAS, com certeza busca dar melhores condições aos atletas a cada NOVA etapa. Mas podes ter certeza: AQUI NA ZONA SUL tem uma grande família do esporte!!!!
    Ter tua CIA nos honra muito.
    Parabéns pelo teu desempenho.
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ULC é referência no quesito organização, cada etapa que participamos nos sentimos mais motivados pelo respeito que voces tem conosco. Parabéns pelo trabalho e obrigado pelo carinho.

      Excluir