terça-feira, 27 de março de 2012

1ª Etapa Zona Sul de Ciclismo - Prova de Estrada

Mais de cem atletas
Na primeira prova de estrada que participei na 1ª etapa do Citadino de Speed, corri muito mal, quebrei com poucos quilômetros e pinguei do pelotão, e em prova de estrada, perder o pelotão é quase o final da prova, já que este vai revezando os atletas da frente, garantindo vácuo constante para os demais e dando um ritmo forte ao pelotão, ir sozinho é muito difícil.
Meu objetivo era no mínimo me manter no pelotão e conseguir um lugar no pódium, somando com meu 1º lugar no Contra Relógio.
A prova seria desta forma, categoria estreante e feminino - 1 volta. Master 2, Master 1, Master MTB, Elite MTB - 2 voltas. Master A, Sub 30, Elite Speed - 3 voltas. Largada em frente ao Hotel Atlântico, contornando Avenida Rio Grande, indo pela RS 734 até o Trevo, e retorna. Ou seja para minha categoria ELITE MTB seria em torno de 48km. A largada foi separada e controlada, indo no primeiro pelotão as categorias que dariam 3 voltas, e no segundo pelotão as demais. Início forte, em torno de 40km/h, caindo até 33km/h. Pelotão tenso, com vários ataques principalmente nas subidas do Parque São Pedro, e do Trevo, muitos toques, mal pude beber água, qualquer descuido poderia dar em acidente, e mesmo assim todo cuidado era pouco, até bati num cone que dividia a via, sorte que este atravessou esta e não foi para dentro do pelotão.


Perto do Country Club, eu que estava na lateral, acabei sendo empurrado para fora, perdendo o vácuo, não consegui entrar, então dei um ataque curto para o pelotão abrir um pouco, sabendo que cada ataque um ciclista do pelotão afogava e alguns pingavam, voltei para o mesmo.

Na altura do bairro Bolaxa, num toque de roda, dois atletas caíram no meio do pelotão, sorte que deu tempo deste se abrir, e sorte que eu estava na lateral, consegui puxar para fora, mas se viesse um carro..... Esta seria a primeira volta, quando chegamos perto da linha de chegada o ritmo aumentou, e nós do MTB abrimos para os Estreantes, concluírem sua prova. Feito o retorno, acabei perdendo o pelotão, até porque cheguei junto no sprint dos Estreantes, dei uma afogada, mas logo me recompus e cacei o pelotão de novo.
Pingado do pelotão
Caçando o pelotão
Agora era nossa última volta, o ritmo aumentou, ao mesmo tempo que todo mundo queria se poupar para a finaleira, faltando uns 2,5km o Breno Araújo deu um ataque, pelotão conseguiu controlar, faltando 1km começou a abrir, ninguém queria ficar preso alí no meio.
Momento do Sprint
Sabendo que minha bike leva um pouco mais de tempo para pegar velocidade pelo tamanho da roda, mas depois mantêm, ataquei faltando uns 500 metros, acompanhado pelo Marcos Lumbras, e outro ciclista por outro lado, eu e Marcos nos mantivemos na frente brigando pela posição, em seguida passa o Emerson Domingos sprintando forte, comecei a acompanhá-lo, quando encostei, num piscar de olhos vi uma ambulância que estava alí para atender outro acidente provocado por um cavalete usado para interromper o trânsito, que foi deixado atravessado enquanto o Pelotão de frente vinha em alta velocidade, resultado foi um acidente feio, deixando vários ciclistas na via, que foram removidos com a ajuda do meu pai, sabendo que nosso pelotão estava vindo para concluir a prova. Pois bem, a ambulância que foi para atender este acidente, estaciona na via que vínhamos, como se não bastasse a moça abre a porta, fazendo com que o Patrulheiro da Rodoviária desviasse, e o Emerson batesse a 59km/h na traseira sendo arremessado para fora da pista, eu tendo que desviar para não bater no Patrulheiro que balançou após a batida. Quando desviei, acabei me dando de encontro com o Marcos jogando ele para o lado, que mesmo assim conseguiu seguir, em seguida passam outros ciclistas que conseguiram desviar, e eu vendo que não conseguiria acompanhar e ainda assustado só deixei a bike ir rodando até a linha de chegada.
Infrações a todo momento
 Retornei rápido para ver o estado do Emerson, todos com os ânimos exaltados pela tensão da prova e os acidentes, inclusive e principalmente eu, muito bate boca, alguns achando que toda aquela série de irresponsabilidades dos "responsáveis" por garantir a segurança pública, e falta de conhecimento de como funciona uma prova de ciclismo, era completamente normal e "coisa do esporte". Me recuso a achar que isso é coisa do ciclismo, infraestrutura é uma questão básica de segurança. Sugiro para as próximas provas, reunírem todos envolvidos, motoristas de ambulâncias, patrulheiros, escolta de apoio etc para explicar como funciona uma competição e seus riscos. Ninguém tá alí para por a vida em risco, e como alguns me disseram quando eu falava que era um absurdo tudo que acontecia, "não quer correr risco faz spinning", sim, eu faço spinning, treino resistência ao ácido lático com spinning também, o que me garantiu 1º lugar na prova de contra relógio, na Elite MTB. Aos que também citaram a falta responsabilidade em não termos visto e desviado a ambulância e o patrulheiro, informo que sprint de verdade é quase em apnéia, e em alguns momentos vamos de cabeça baixa, beirando os 60km/h fica meio difícil ter alguma reação... Pois bem, o pior foi a tentativa de agressão de um senhor da mesma "equipe" que eu, enquanto eu exigia respeito e segurança a todos nós ciclistas. Aí fica difícil....
Graças a minha pontuação no Contra Relógio, consegui o 2º lugar, realmente foi muito bom, senão fosse o acidente, havia muita possibilidade de um 1º lugar. Mas o que importa de verdade, é que todos estão bem, algumas escoriações, um atleta com uma lesão na clavícula, uma bike de fibra de carbono quebrada, mas todos sãos e salvos. Parabéns a todos atletas que pedalaram forte e ao sr. Anderson Rodrigues pelo comprometimento na organização e pelo comportamento diante de toda situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário