terça-feira, 27 de março de 2012

1ª Etapa do Zona Sul de Ciclismo - Prova de Contra Relógio

Abertura do Zona Sul de Speed contou com duas etapas para pontuação, no primeiro dia (24/03) tivemos a prova de Contra Relógio, e no segundo dia (25/03) a prova de Estrada.

William Voigt, o primeiro a largar
A prova de Contra Relógio ou Time Trial, consiste como o nome já diz, numa corrida contra o relógio, sozinho. Foi realizada na Nova Atlântica, a nova via asfaltada que liga o Cassino ao Tecon 6,4km somando ida e volta. Parece fácil né? Pois bem, nesta distância não há recuperação como em nossas provas de mais de 50km, ou seja, o atleta pedala o tempo inteiro no limite e com a perna queimando sem nem cuidar a respiração. A largada também muda, de uma prova tradicional, no contra relógio os atletas são largados clipados, ou seja, já com os dois pés presos no pedal, enquanto alguém o segura encima da bike. Cada atleta larga de 1 em 1 minuto, autorizado pelo fiscal.
Bom, nunca participei de um Contra Relógio, mas já tem um bom tempo que tenho tiros de 2, 5 e 10km em meus treinos, e mais os treinos na musculação e spinning, já que o Contra Relógio envolve muita força e potência. Fizemos dois dias seguidos de treinos no local, em companhia do Mário Menger, Walter Frenzel e Arthur Hallal, meus tempos no primeiro dia foram os piores, e conversando com meu preparador notamos que enquanto os outros chegavam tontos, eu chegava bem, ou seja, faltava me doar um pouco mais.
Carisma da campeã Aline Costa

Consegui emprestado com Waldemir Marques um par de pneus GTK 700 X 23 MAEL STROM KEVLAR, o mesmo tipo de pneu que calça as bikes speed. No segundo dia de treino, fui pra resolver meu tempo ridículo, dito e feito, mesmo largando desclipado, com vento forte e chuva, fiz 10'52".
Chegando do treino dos 10'52"

Minha largada estava prevista para as 15:07, acordei cedo, lavei a bike, e aí entrou meu amadorismo, fui regular a transmissão, era um detalhezinho, pois bem, fui ver a largado do nosso amigo Walter as 13:32, acabei fazendo o trabalho de segurar a bike dos atletas, reparei que largavam muito pesados, demorava até pegar velocidade, voltando pra casa, fui ensaiar que marcha eu largaria. Minha regulagem esculhambou a relação, e cada vez que eu subia nos pedais e forçava, a corrente estalava a ponto de escapar da coroa, cheguei em casa correndo, tentei arrumar, não consegui. Não tinha mais tempo e fui assim mesmo, comecei a aquecer, e pensei na minha estratégia, esta que é definitiva numa prova de contra relógio. Se eu largasse com a transmissão pesada, ela iria "saltar", então largava "leve" e ía pesando conforme ganhava velocidade, perderia alguns segundos mas era o jeito.
Aguardando o timer

Fui chamado no som para alinhar, aqueci mais um pouco, e alinhei. Resultado de largar leve foi a bike sair levantando a roda dianteira, fui girando rápido e quando comecei a trocar a marcha e fazer força, ela estalou, agora tinha que compensar. Fui tão rápido a ponto de ultrapassar o atleta que largou 1min na minha frente antes até do retorno. Fui apoiado nas "canelas" (garfo da bike), para ganhar aerodinâmica, no retorno, mais um pouco de estalo, e mais outra compensação, a perna queimava com o giro forte, então eu pesava mais um pouco a relação, aliviava eu aumentava o ritmo, queimava eu reduzia marcha aumentava o giro e assim fui indo. Na ida com o vento lateralizado um pouco a favor, procurava manter 40km/h, pouquinho mais, pouquinho menos, na volta com o vento contra, mantive 30km/h. Na penúltima curva para a chegada, aumentei o ritmo, aí sim a dor era tanta que chegava a adormecer a perna e não parei, nos metros finais, mais força ainda e passei beirando os 40km/h na linha. Sabia que tinha feito um tempo melhor que nos treinos, porque dei o melhor.
Sprint da chegada
Tivemos alguns erros nos tempos, meu ciclocomputador não tem cronômetro, então não fazia a menor idéia do tempo, meu pai que não marcou exatamente quando larguei, anotou 10'37". A organização calculou um tempo bem acima disso, e eu quebrava a cabeça para saber o que poderia ter dado errado, e enfim chegamos a uma conclusão, eu fiz a ultrapassagem, ou seja meu tempo de chegada foi marcado para o atleta que saiu na minha frente, e o tempo dele foi marcado para mim.
Erro identificado, meu tempo oficial foi 10'49", garantindo 1º lugar no Contra Relógio na categoria Elite MTB.
Dor, dor e dor, em meio a satisfação

Ricardo Costa (Nobre Bicicletas) levou minha bike para ajustar para a prova de estrada do dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário